top of page
Escala de som

A Poluição Atmosférica e Sonora

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera terrestre suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gasespartículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia.

 A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes.

A atmosfera é a camada de gases (sobretudo oxigénio e azoto) e vapor de água que rodeia a Terra. A atmosfera permite a vida quer dos animais quer das plantas e protege-os das radiações ultravioleta do Sol, que de outro modo os destruiriam. No entanto, o ser humano tem vindo alterar a qualidade e a composição do ar, poluindo a atmosfera.

Poluição Sonora

A poluição sonora refere-se aos sons em determinado volume que superam os níveis considerados normais para os seres humanos, podendo prejudicar sua audição. Diferentemente de outros tipos de poluição, a poluição sonora não deixa resíduo, possui um menor raio de ação, não é transportada através de fontes naturais e é percebida somente por um sentido: a audição. Tudo isso faz com que muitos subestimem seus efeitos, ainda que ela possa trazer graves danos à saúde humana e de outros animais. Tais danos à saúde ocorrem mesmo que o indivíduo não tenha consciência disso, ou acredite não ser afetado.

Dessa forma, há parâmetros de análise para esse tipo de poluição, como a medição do volume do som, ou seja, do seu nível de pressão sonora. Outras formas de verificar esse tipo de poluição é tomar como base, por exemplo, o impacto dos ruídos dos motores de embarcações na comunicação de cetáceos, o estouro de rojões para animais como bovinos, cães e gatos ou mesmo a interferência de ruídos urbanos da comunicação das aves.

Fontes:

Livro de Estudo do Meio de 4º ano - Porto Editora;

Wikipédia; 

© 2022 por Joana Gonçalves.

bottom of page